Por que empresas digitais tiraram nome SEO das marcas?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Empresas digitais SEOMoz agora é Moz e MestreSEO agora é Agência Mestre. O que leva importantes players a tomar a difícil decisão de mudar suas marcas?

O SEO deixou de ser importante? É tudo jogo de marketing? Definitivamente, não.

O SEO ainda é uma estratégia de extrema importância no marketing digital, seu conceito é que está sendo aperfeiçoado.

Mas qual é o problema com o SEO? Os mais imediatistas já decretariam a morte do SEO em chamadas apelativas. É fato que o trabalho de SEO sempre deu margem a percepções difusas. A verdade é que não há problema real com o trabalho de SEO, mas uma série de fatores conceituais concorrem para essa mudança nas marcas. Considero serem as mais importantes:

  • O conceito de SEO sempre ter soado estranho, como que um objetivo descrevesse um trabalho. Seria como dizer que um filme era otimizado para o Oscar. Em tese, qualquer trabalho é otimizado para um objetivo.
  • Por algum tempo, o SEO tinha a pecha de utilizar técnicas que deixavam em segundo plano trabalhos mais bem elaborados. Muitos consideravam injusta uma preocupação maior em agradar aos robôs das buscas do que às pessoas.
  • O SEO ser tido como trabalho de nerds inescrupulosos, com o único intuito de burlar as buscas e conseguir boas colocações. Isso realmente aconteceu no início do marketing digital, ocorre em muito menor escala hoje, mas está longe de ser uma definição responsável de um trabalho extremamente complexo e importante.
  • Ser difícil explicar para os clientes o que é SEO. Vender um serviço que o cliente não consegue entender exatamente como funciona, sempre foi uma barreira.
  • A complexidade do serviço ter crescido muito com o tempo. Começou a ficar difícil dizer que um trabalho era “apenas” de otimização para buscas, já que demandava muitas ações diferentes. E o PPC? E o trabalho nas mídias sociais? O aumento da instrução dos clientes trouxe muitas perguntas. Como o trabalho de SEO envolvia diversas outras estratégias e uma parte não pode ser maior que o todo, SEO “virou” Marketing Digital.
  • Por fim, a indiscutível constatação do aumento da importância da produção de conteúdo original e de qualidade. As atualizações mais recentes do Google aumentaram sua capacidade de determinar o que é conteúdo novo e relevante e, assim, premiar com melhores colocações quem se dá o trabalho de produzi-lo. Se antes o SEO controlava a produção de conteúdo, isso se inverteu. Agora, o controle fica por conta do conteúdo…

 

2 Comentários


  1. Nice blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
    A theme like yours with a few simple adjustements would really make my blog shine.
    Please let me know where you got your design. Appreciate it

    Responder

    1. Hi dude!

      I really hope you’ve liked to my blog!

      You can download “The Retailer” Theme from ThemeForest.net

      Search for “The Retailer” and you can find the awesome Theme, i done some adjustments in my website to stay amazing, thanks for your comment!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *